Na última terça-feira (30), a produtora A24 divulgou o trailer de The Lighthouse, terror psicológico sobre isolamento e solidão dirigido por Robert Eggers, o cineasta responsável por The Witch PT/US (A Bruxa BR), de 2015. Protagonizado por Willem Dafoe e Robert Pattinson, o filme foi aclamado na edição deste ano do Festival de Cannes.

Curiosamente, a produção apresenta uma estética baseada em obras das primeiras décadas do século passado, com fotografia em preto-e-branco. Para isso, o longa foi rodado por meio de câmeras especiais, do tipo utilizado por volta do final dos anos 20 e início dos anos 30, e em película 35mm. (Se ainda não viu ao vídeo – não legendado em português -, assista-o logo acima).

A trama de “The Lighthouse” – cuja história, ambientada entre o final do século XIX e início do século XX, é inspirada em contos de terror marítimos – apresenta Thomas Wake (Dafoe), um veterano faroleiro numa remota e misteriosa ilha da Nova Inglaterra (região no nordeste dos EUA), e Ephraim Winslow (Pattinson), seu jovem ajudante impedido de acessar um farol no qual reside um grande segredo. Com a incidência de estranhos fenômenos no local, os dois homens terão que lidar com situações que os levarão ao limite entre sanidade e loucura.

O roteiro do filme foi escrito pelo próprio diretor em parceria com seu irmão Max Eggers. O brasileiro Rodrigo Teixeira produziu o longa por meio da RT/Features.

No Brasil, “The Lighthouse” estreia em 31 de outubro, enquanto, em Portugal, a data de lançamento ainda é indefinida. Antes, a obra será exibida no Festival de Toronto, que acontece de 5 a 15 de setembro.